
Entre os objetivos da Biblioteca conta-se o apoio ao desenvolvimento curricular; a promoção das literacias da informação, tecnológica e digital; o apoio a atividades livres, extra curriculares e de enriquecimento curricular; e a gestão e preservação dos espaços e da coleção.
A coleção em suporte livro ronda, presentemente, os trinta e cinco mil títulos, entre os quais obras raras e de grande diversidade temática. Mas a Biblioteca continua a crescer e a renovar-se, com a preocupação de se manter atualizada e de responder às necessidades dos seus utilizadores.
Biblioteca / Centro de Recursos
A Biblioteca da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho teve a sua origem no ano letivo 1906-1907, num espaço (então designado Liceu Maria Pia) no Palácio Valadares, no Largo do Carmo, em Lisboa, começando a funcionar com algumas centenas de monografias e obras de referência. Quando, em 1933, o atual edifício foi inaugurado, a Biblioteca passou a ser um espaço privilegiado da Escola, com cerca de um milhar e meio de livros e uma frequência assídua por parte da comunidade escolar. Em 2011, passou a fazer parte da Rede de Bibliotecas Escolares.
Atualmente, conta com dois espaços distintos: um dedicado ao estudo individual e à pesquisa em suporte livro e outro mais vocacionado para trabalhos de grupo, pesquisa em suporte digital e audiovisual e leitura de periódicos. São dois espaços com valências diferentes, mas ambos confortáveis e convidativos.
